A Alemanha será o país homenageado na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro

A XVI Bienal do Livro do Rio, que começa amanhã, 29 de agosto, e vai até o dia 08 de setembro, no Riocentro, vai homenagear a Alemanha – terra de filósofos como Nietzsche, Kant e Marx.

O objetivo da Fagga | GL Exhibitions e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), organizadores da Bienal, é intensificar o intercâmbio cultural entre os dois países.

A Bienal receberá uma delegação com 11 autores da Alemanha, que completam o elenco internacional desta edição. São eles: Wladimir Kaminer (Balada russa, Globo Livros), Reinhard Kleist (Cash, 8inverso), Manfred Geier (Do que riem as pessoas inteligentes?, Record), Ilija Trojanow (O colecionador de mundos, Companhia das Letras), Ole Könnecke (Anton e as meninas, WMF Martins Fontes), Julia Friese (ilustradora de Todos os patinhos, Cosac Naify), Axel Scheffler (ilustrador de O grúfalo, Brinque Book), a jovem Olga Grjasnowa (que acaba de publicar sua obra de estreia, Der Russe ist einer, der Birken liebt, inédito no Brasil), a jornalista Carmen Stephan (que lançou em 2012 o romance Mal Aria, ainda não traduzido para o português), Kathrin Passig (autora de contos premiados e tradutora de grandes obras para o alemão) e Bas Böttcher (poeta itinerante representante da slam poetry, declamada em clubes e bares).

Mapa do Estande da Alemanha na Bienal do Rio 2013.

Mapa do Estande da Alemanha na Bienal do Rio 2013.

Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão oferecer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).

Brasil em Frankfurt

Ao mesmo tempo em que a Alemanha será o tema da XVI Bienal do Livro do Rio, a Feira  Literária de Frankfurt de 2013 homenageará o Brasil.

E mais: 2013 é o ano da Alemanha no Brasil.

Para mais informações sobre a programação alemã durante a Bienal, visite a página oficial do evento.

Deixe uma resposta

Campo Obrigatório*.