Reduza, Reutilize, Recicle

Você sabia que uma pessoa chega a produzir 1.5Kg de lixo POR DIA? Pois é! Muita coisa, não acha? Uma casa com apenas 4 pessoas colabora com uma média de 6Kg de lixo, diariamente.

tudo-sobre-reciclagem-dicas-perguntas-e-respostas-5

Mas, não precisa ser assim! Nem tudo o quê consideramos é realmente lixo. Você sabia que cerca de 30% do lixo produzido por nós é composto de materiais recicláveis? E você sabe o que pode ser reciclável? Pois bem, de acordo com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, não basta separar papel, vidro, plástico e metal. É importante isolar o lixo seco do úmido ou orgânico para evitar contaminação. Por exemplo, uma embalagem de plástico em contato com óleos ou solventes deixa de ser reciclável.

Amasse as latinhas de alumínio, garrafas plásticas e outros objetos, assim ocupam menos espaço. Não se esqueça de tirar as tampas das embalagens e de eliminar o excesso de sujeira dos produtos.

Outra dica fundamental é que nem todo papel, plástico, vidro ou metal pode ser reciclado. Confira o que deve seguir para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum, segundo dicas do Instituto Akatu.

Papel Reciclável: papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel-cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas e livros.

Não reciclável: papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.

Plástico Reciclável: sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, plásticos em geral.

Não reciclável: plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) e isopor.

Vidros Recicláveis: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios e copos.

Não reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.

Metais Recicláveis: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados e folha-de-flandres.

Não reciclável: clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.

A dica, portanto, é dar preferência a produtos de vida longa, um dos princípios do ecodesign. A prática dos três Rs – reduzir a quantidade de resíduos, reutilizar materiais e reciclar por meio da coleta seletiva – é a melhor maneira de diminuir o impactodo seu lixo na natureza.

Veja essa tabela com o tempo de decomposição de cada tipo de material:

Material Tempo de decomposição
Papel De 03 a 06 meses
Pano De 06 meses a 01 ano
Filtro de cigarro 05 anos
Goma de mascar 05 anos
Madeira pintada 13 anos
Nylon Mais de 30 anos
Plástico Mais de 100 anos
Metal Mais de 100 anos
Borracha Tempo indeterminado
Vidro Indeterminado
Lata de Aço 50 anos
Garrafa plástica 450 anos
Copo plástico 50 anos
Lixo radioativo 250.000 anos
Caixa de papelão 02 meses
Lata de alumínio 200 anos
Linha de nylon 650 anos
Bóia de isopor 80 anos

Fazer a coleta seletiva dentro da sua casa é um GRANDE começo para reciclagem, e certamente colabora muito com a sustentabilidade do nosso planeta! Comece já! Faça sua parte!

Deixe uma resposta

Campo Obrigatório*.